Harmonização entre Pizza e Vinho

Dicas / Blog

Harmonização entre Pizza e Vinho

Harmonização entre Pizza e Vinho

O vinho tinto é o mais consumido no mundo e sua a ampla variedade de uvas permite que ele acompanhe os principais pratos regionais e internacionais. Entre eles, a  pizza. Não é de hoje que já se fala na riqueza que é harmonizar pizza e vinho à mesa, proporcionando uma experiência muito mais suculenta e prazerosa.

Acontece que o consumo de vinho, no Brasil, ainda é baixo — cerca de 2,2 litros ao ano por pessoa —, o que tornam as possibilidades de harmonização menos populares para o público já apaixonado por pizza. Mas, para tornar as suas próximas refeições mais especiais, vamos ver como você pode harmonizar pizza e vinho, tomando como base as 5 uvas mais apreciadas por aqui...


Harmonização:

Basicamente, a harmonização é o equilíbrio entre aquilo que consumimos, em uma refeição, para explorar todo o potencial de seus principais ingredientes. No caso do vinho, leva-se em conta o seu tipo de uva e a consequente acidez que a acompanha, além da associação de sabores que se pode construir a cada garfada e gole dados.

Com isso, podemos explorar essa experiência com os seguintes tipos de vinho:


Cabernet Sauvignon:

É o tipo de uva mais consumido, entre os tintos, com um bom balanceamento entre seu amargor e aroma. É originário da França, mas sua versatilidade no cultivo permite que a uva seja produzida em diversas partes do mundo.

Você que está em busca de harmonizar pizza e vinho Cabernet Sauvignon, vale ter em mente que essa uva tende a combinar com sabores intensos, como é o caso da calabresa. Com base em nosso cardápio, sugerimos a harmonização com:

Calabresa

Salame

100 Gusty

Pepperoni


Chardonnay:

Mais conhecida pelo seu uso na produção de espumantes, o Chardonnay é uma uva branca, capaz de mostrar que a harmonização de pizza e vinho não cabe apenas aos tintos. Na França, seu consumo é bastante popular e, quando falamos em harmonizar com uma boa pizza, tente focar a harmonização com pizzas de sabores mais leves ou com queijos, sendo possível combinar com os seguintes sabores:

4 queijos

Palmito

Atum

Catupiry


Malbec:

Mais robusta que a Cabernet Sauvignon, a uva Malbec é bastante apreciada pelos nossos hermanos — os argentinos, especialmente —, e tem muito destaque em nossa mesa também. Em geral, combina-se esse tipo de vinho com pizzas regadas a muito molho e azeite, devido à sua potência. Para isso, sugerimos as seguintes harmonizações:

Marguerita

Lombo

Portuguesa

Rúcula com Tomate Seco


Merlot:

Mais balanceada, e com uma variedade ampla, capaz de conferir complexidade ao seu sabor, o Merlot tende a vir acompanhado de aspectos frutados, em suas experimentações. 

Isso significa que, quando pensamos em harmonizar pizza e vinho Merlot, temos um amplo cardápio para explorar, como:

Portuguesa

Marguerita

Rúcula com Tomate Seco


Tempranillo:

Por fim, um bom vinho que pode acompanhar as suas refeições com pizza é o Tempranillo, uma uva de muita popularidade na Espanha e que, por aqui, tem conquistado o seu fiel público também. Em parte isso, se deve à facilidade em equilibrar o seu sabor, que é menos encorpado e alcoólico, normalmente. Para compor um cardápio harmonizado, sugerimos os seguintes sabores de nossas pizzas:

Marguerita

Atum

Salmão


Ou seja: não faltam opções em nosso cardápio para você aprender a harmonizar pizza e vinho, aproveitando também toda a diversidade de uva que ajudam a tornar cada refeição em algo muito mais especial. Que tal aproveitar e dar uma conferida em nosso cardápio completo? Clique ou toque aqui www.dirango.com.br

Nenhum comentário

Deixe um Comentário