Qual foi a primeira pizzaria da cidade de feira de santana?
Feira de Santana é uma cidade conhecida pela sua diversidade gastronômica, mas você sabe qual foi a primeira pizzaria a se estabelecer na cidade? Neste post, vamos contar um pouco da história dessa delícia italiana que conquistou o paladar dos feirenses.
A pizza é um prato originário da Itália, mas que se popularizou no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos, onde os imigrantes italianos levaram a receita e criaram diversas variações. No Brasil, a pizza chegou no final do século XIX, também trazida pelos imigrantes, e se tornou um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros.
Mas e em Feira de Santana, quando surgiu a primeira pizzaria? Segundo o historiador João Mendes da Costa Filho, autor do livro "Feira de Santana: História e Memória", a primeira pizzaria da cidade foi a Pizzaria Roma, fundada em 1958 pelo italiano Giuseppe Mancini.
A Pizzaria Roma ficava na Rua Conselheiro Franco, no centro da cidade, e era frequentada por pessoas de todas as classes sociais. O cardápio oferecia pizzas tradicionais, como marguerita, calabresa e mussarela, mas também algumas invenções do proprietário, como a pizza de carne seca com catupiry.
A pizzaria funcionou até 1978, quando Giuseppe Mancini faleceu. Seu filho, Antônio Mancini, tentou dar continuidade ao negócio, mas não conseguiu manter o mesmo padrão de qualidade e acabou fechando as portas em 1980.
A Pizzaria Roma foi a pioneira em Feira de Santana e deixou saudades em muitos clientes que apreciavam as suas pizzas. Hoje, a cidade conta com diversas opções de pizzarias, mas nenhuma delas pode se gabar de ser a primeira.
Deixe um Comentário