9 dicas para ter um delivery de sucesso
Você está planejando abrir um negócio baseado em delivery ou pretende incluir essa opção no seu restaurante? Então, é fundamental conhecer os pilares de um delivery de sucesso, pois só assim você poderá atrair e fidelizar clientes. Atualmente, cada vez mais pessoas optam pela entrega em domicílio ou no seu local de trabalho. Como a maioria delas tem pouco tempo livre, é natural valorizar a conveniência e a comodidade que o serviço de delivery oferece, não é mesmo? Neste artigo, traremos 9 dicas valiosas para ter um delivery de sucesso em seu estabelecimento. Acompanhe!
1. Planeje seu investimento
O delivery é um canal com alto potencial de aumentar a sua clientela e o seu faturamento por um valor de entrada relativamente baixo. De qualquer modo, como tudo no mundo dos empreendimentos, é preciso avaliar se o investimento vale a pena para a sua realidade. O ideal é que seu restaurante comece pequeno. Ou seja, em vez de sair logo de cara fazendo entregas por toda a cidade, inicie as operações com testes na sua região. Outra boa dica é ofertar no delivery apenas os pratos de montagem simples, de modo que não seja necessário gastar muito em embalagens específicas nessa fase. Se os testes derem certo, aí sim você pode — e deve! — trabalhar no crescimento do serviço.
2. Compre embalagens inteligentes
Um dos maiores contratempos enfrentados pelos restaurantes que oferecem delivery está relacionado à qualidade da comida que chega na casa do cliente. Problemas como massas com molho vazando da embalagem, pizzas com recheios misturados e bebidas quentes não passam despercebidos pelo consumidor. Para evitar casos como esse, não há segredo: é preciso investir em embalagens apropriadas para o armazenamento e transporte dos produtos que você entrega. Busque empresas especializadas no assunto para criar compartimentos a fim de preservar ao máximo as características dos seus pratos, mantendo a temperatura ideal e evitando vazamentos.
3. Divulgue o serviço
Não adianta oferecer delivery se ninguém ficar sabendo do serviço. As redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar as suas novidades. Por meio de anúncios, você pode fazer a segmentação de público, atingindo as pessoas que vivem ou trabalham nos bairros que você vai atender. Mesmo com a facilidade do mundo online, não dispense o poder da mídia offline. Nesse sentido, você pode distribuir panfletos que especifiquem o serviço de delivery em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais locais. Essa ação pode se transformar em uma poderosa fonte de divulgação.
4. Crie um cadastro de clientes
O atendimento personalizado ao cliente é um ponto que garante uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio. E, no ramo dos restaurantes, as coisas não são diferentes. O consumidor se sente valorizado quando o atendente de um estabelecimento o chama pelo nome, conhece seus gostos e indica novos pratos ou bebidas com base nas suas preferências pessoais. Por isso, não economize esforços para que o seu negócio se encaixe nesse tipo de estabelecimento. Mantenha um cadastro de clientes — especialmente os fiéis — e encoraje os colaboradores a trabalhar como consultores em vez de meramente “empurrar” qualquer produto para o consumidor.
5. Tenha um sistema de delivery para gerenciar toda a operação
Sem dúvidas, criar um delivery de sucesso é uma tarefa desafiadora. Superar as possíveis dificuldades fica muito mais simples se você conta com um sistema de gestão. Com uma ferramenta do tipo, você consegue administrar os custos e os lucros que essa frente traz ao restaurante. Assim, entende se o serviço de fato traz o retorno esperado ou se é apenas uma fonte de gastos. Além disso, um sistema de gestão para restaurantes permite que você tenha um cadastro de clientes, tornando muito mais fácil prestar um atendimento personalizado. Por meio dele, você pode acessar os últimos pedidos de um consumidor para saber as preferências daquela pessoa e dar sugestões coerentes. A plataforma também torna possível o controlar das entregas, informando quanto tempo cada uma leva para chegar e a eficiência dos entregadores.
6. Esteja presente nos aplicativos
Com o crescente uso da tecnologia por parte dos usuários, é cada vez mais importante que os estabelecimentos estejam presente nos aplicativos especializados em delivery. Com poucos toques, seu cliente não apenas faz o pedido, como também paga por ele. Se você deseja conquistar e manter essa fatia de mercado ligada nas atualizações tecnológicas, é essencial trabalhar com os aplicativos.
7. Mantenha o cardápio atualizado
Não há problema em trocar ou remover itens do seu menu. O problema é parar de oferecer determinado prato e não disponibilizar uma alternativa correspondente no cardápio. Essas falhas podem acabar frustrando o cliente. Portanto, a linha guia é manter o menu sempre atualizado. Assim, você pode inovar em novos pratos e conquistar cada vez mais clientes preservando a reputação do seu estabelecimento.
8. Garanta a segurança dos alimentos
Garantir a segurança dos alimentos, desde a produção até a entrega, é um fator fundamental. Como você sabe, o ramo de alimentação exige muitos cuidados com a higiene e a qualidade dos produtos. Por isso, tenha a meta de garantir que o consumidor receberá um alimento seguro, seja no seu estabelecimento ou no conforto de casa. Além disso, dê a devida atenção à apresentação, à conservação e ao transporte dos pedidos do delivery, para que o produto mantenha as características originais de aparência e sabor.
9. Avalie os resultados
Depois de algum tempo de serviço de delivery, não deixe de avaliar os seus resultados. É preciso considerar alguns fatores, como:
- o real interesse dos consumidores: verifique se a proposta do seu estabelecimento realmente combina com o perfil dos clientes, ou seja, se eles preferem ir até o restaurante ou receber a comida em casa;
- o nível de procura: os pedidos de delivery tendem a ser maiores nos finais de semana. Caso a movimentação nessa frente não seja vantajosa nos demais dias, pode ser interessante restringir o serviço às sextas, sábados e domingos;
- o retorno financeiro: se, durante o período de teste, o delivery nem ao menos se pagou, então ele provavelmente não vale a pena.
Dá para perceber que são vários os pontos a considerar quando se quer desenvolver um delivery de sucesso, não é mesmo? Você não precisa implementar tudo ao mesmo tempo, mas é importante rever sempre as dicas e colocá-las em prática na medida do possível. Assim, suas chances de obter bons retornos serão muito maiores. Sucesso!
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