5 dicas infalíveis para o seu churrasco.

Dicas / Blog

5 dicas infalíveis para o seu churrasco.

5 dicas infalíveis para o seu churrasco.

Não há tempo ruim para um bom churrasco. Em família ou entre amigos essa será sempre uma ótima pedida. Separamos para vocês 5 dicas valiosas de como preparar o churrasco perfeito.


1- Planejamento: antes da execução do seu churrasco, planeje. Ou seja, pense em todos os detalhes necessários para que ele seja um verdadeiro sucesso.

Quanto de carne devo comprar?

Há uma variável grande aqui. Algumas pessoas comem muito, outras comem pouco. Mas chegamos a um ponto de equilíbrio.

Recomendamos cerca de 400g carne por pessoa. Depois de somar o número de participantes do churrasco você divide o volume total de carne calculando entre os tipos de peça que pretende comprar.

Por exemplo: um churrasco para 10 pessoas deverá preparar cerca de 4kg de carne (dê preferência para dois tipos de entrada e dois tipos de peças maiores). 1kg de Picanha, 1kg de Fraldinha, 1kg de Frango e 1kg de calabresa.

Quais os tipos de carne que não podem faltar?

Leve em consideração a procedência das carnes. Quem está te fornecendo. Qualidade e procedência sempre em primeiro lugar. Essas são as peças que não podem faltar:

  • Picanha;
  • Maminha;
  • Fraldinha;
  • Frango;
  • Miolo de Alcatra;
  • Contrafilé;
  • Costela de Boi;
  • Linguiça Calabresa; 

Qual o momento ideal para levar as carnes ao fogo?

O primeiro detalhe a ser observado é o momento de abrasar o carvão. Para que ele esteja no ponto de assar/grelhar as carnes é preciso de no mínimo, uma hora de antecedência de contato com o fogo. Ao atingir uma coloração esbranquiçada - ou cinza clara - é indicação de que a brasa está no ponto de receber a carne. Uma dica super valiosa e que "quebra um galho" é posicionar um copo descartável no centro da churrasqueira colocar cerca de 3 dedos de álcool e cobrir com o carvão. Ascenda e aguarde a brasa chegar no ponto.


2- Técnicas para assar as peças: O objetivo aqui é garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De forma geral, o ideal é manter as carnes próximas as brasas por um período curto de tempo - cerca de 5 a 15 minutos. Assim elas vão selar a superfície e evitar que o interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de carne mal passada, esse pode ser o ponto ideal de alguns cortes.

Vire as carnes apenas uma vez, preferencialmente. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador. Evite furar a peça.

Para lâminas de carnes mais grossas ou mais bem passadas é necessário transferir as peças seladas para um espaço mais distantes do fogo.

Se ficar a 15cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Esse altura é ideal para pelas menores. Para assar, use alturas de 40cm para pedaços médios e 60cm para pedaços grandes.



3- Explore temperos e molhos: o sal grosso é o principal tempero do churrasco. Uma dica super valiosa na hora de salgar as carnes é não fazer uma camada tão espessa de sal sobres as carnes já fatiadas. É importante salientar também de esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os demais ingredientes.

Combinações podem ser feitas na hora de temperar, por exemplo, nas peças de fraldinha una o sal grosso com tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com manteiga de garrafa para deixá-la mais saborosa.

Outra combinação diferenciada é a mistura do sal grosso com ervas secas - por exemplo, o sal de aipo, alho e ervas - para dar mais sabor à suas carnes. Não pode ficar de fora o molho argentino Chumichurri.